Postagens populares

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Centenário de Penápolis-SP (25.10.2008)

A matéria a seguir foi produzida pela SECOM-PMP e publicada no "Jornal Regional", de Penápolis (SP), na edição do dia 17/10/2008, em seu caderno Cidade e Região. http://www.regionalplis.com.br/site/jornal_noticia.php?noticia=4366)



Centenário: Baú histórico será aberto dia 25


A Prefeitura de Penápolis organizou para o próximo dia 25, dia do aniversário de 100 anos da cidade, a solenidade de abertura do baú histórico que encontra-se enterrado junto à estátua de São Francisco de Assis, em frente à escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, no centro da cidade. O mesmo foi enterrado por ocasião dos festejos do cinqüentenário, com o compromisso de ser reaberto na comemoração dos 100 anos. A solenidade acontecerá a partir das 08h. Além da abertura da caixa que, segundo relatos encontrados no Museu Histórico de Penápolis, possui fotos, objetos, documentos e outros registros da época, colocados pelas autoridades especialmente para serem conhecidos durante as comemorações do centenário, será enterrada uma nova caixa para abertura daqui a 50 anos. Segundo a secretária municipal de Governo e Gestão Participativa, Suria Abucarma, a Prefeitura está convidando diversas autoridades para ato. "Inclusive teremos a participação da neta do saudoso Orentino Martins, um dos organizadores dos festejos de 50 anos da cidade. Ela possui consigo, desde criança, uma carta deixada pelo avô pedindo para que fosse sua representante nas comemorações do centenário", disse.Nova caixa: Segundo informou a professora Alessandra Jorge Nadai, diretora do Museu Histórico e Pedagógico "Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão", o museu e a prefeitura estão providenciando fotos da atualidade, revistas, CDs, DVDs, documentos, cartas, jornais, entre outros materiais que servirão para mostrar aos penapolenses, no futuro, as características do município no seu primeiro centenário. Ainda segundo a diretora do museu, os materiais reunidos serão colocados em uma caixa térmica hermeticamente fechada, o que protegerá seu conteúdo da entrada de ar, água ou qualquer outra coisa que possa interferir na sua conservação. Uma placa será afixada no local registrando o ato. O que for retirado do baú histórico de 50 anos atrás será guardado no Museu Histórico de Penápolis, passando a fazer parte do acervo que preserva a memória do município. Toda população está convidada a comparecer e prestigiar a solenidade no feriado de aniversário .

Nota: Muito me engrandece a notícia, pois além de ser penapolense, também sou neto do historiador Orentino Martins e acompanhei durante minha infância e juventude, toda a sua trajetória em pról dessa cidade por ele tão amada. Assim como Orentino, meu outro avô, Benedicto Falleiros, ex-vereador à época (1952-1955) - e tantas outras pessoas importantes não citadas na matéria - contribuíram para o desenvolvimento local e regional, inclusive na organização dos festejos do cinquentenário de Penápolis. Vamos prestigiar!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Luisão. Vc já é um ser humano muito importante para nós, seus amigos-irmãos! Está no sangue da família. rs rs Abração!