Postagens populares

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 26 de outubro de 2008

Centenário de Penápolis, SP (25.10.2008) (Abertura do Baú do Cinquentenário)

Sol, clima agradável, expectativa, curiosidade, ansiedade e gente. Muita gente! Assim transcorreu a comemoração da abertura do baú histórico do Cinquentenário (1908-1958), na comemoração dos 100 anos de Penápolis, SP, ocorrida no dia 25 de outubro de 2008.

O evento foi organizado pela Prefeitura local e contou com a participação de várias pessoas da comunidade, além de políticos e familiares dos organizadores dos festejos do Cinquentenário, não residentes na cidade.

O baú histórico encontra-se enterrado junto à estátua de São Francisco de Assis, em frente à escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, no centro da cidade. Digo "encontra-se", pois na ocasião o antigo baú (uma caixa de ferro contendo os objetos depositados à época pelos organizadores, como documentos, jornais e fotos) foi desenterrado e, em seu lugar, uma nova caixa foi depositada com vários novos pertences (fotos, cd's, dvd's, jornais etc), a qual deverá ser reaberta somente daqui a cinquenta anos. Desta vez, porém, o "novo baú" possui dimensões bem maiores que as do anterior e foi hermeticamente lacrado para suportar as intempéries do tempo.

É fato e posso afirmar que Orentino Martins, Benedicto Falleiros, Joaquim Veiga de Araújo e tantos outros organizadores já falecidos do evento de 1958, se estivessem vivos hoje, alí, presentes à festa do Centenário, vendo "in loco" como meus familiares e eu vimos a abertura do baú, com toda certeza não suportariam a vasta carga emocional que se instalou aos pés da estátua de São Francisco de Assis. Assim como todos nós presentes não aguentamos e nos debulhamos em lágrimas. Na verdade, foi emoção demais... Mirian Martins Louis, neta mais velha do nosso avô Orentino e, consequentemente também a primogênita dos organizadores do Cinquentenário, responsável direta pelos agradecimentos de honra a estes "grandes homens do passado", quase não conseguiu finalizar seu discurso, tamanha a emoção a qual foi submetida.

E pensar que tudo começou com uma singela carta deixada a ela por nosso avô, pedindo que o representasse na festa de abertura daquele pequeno baú, neste Centenário de Penápolis... Mal podia imaginar aquele pequeno grupo no que isso ia dar. Visionários. Essa é a palavra correta que cabe para descrevê-los. Visionários!

Termino minhas palavras agradecendo-os pela oportunidade que nos deram de estarmos presentes à solenidade atual, bem como às autoridades locais e à população que, de um modo geral, organizaram e prestigiaram a cerimônia de abertura do baú histórico, nesta festa belíssima do Centenário de Penápolis.
Desejo que Deus abençôe a todos, e que as gerações futuras, nossos filhos e netos, possam também presenciar o que a nós coube com muito carinho e orgulho, daqui 50 anos.

Parabéns, Penápolis! Parabéns, população! Parabéns a todos vocês que agradecem e respeitam os seus antepassados. Parabéns a todos vocês que, tenho certeza, acreditam no progresso e respeitam a sua história. É por essas e muitas outras coisas que tenho orgulho de dizer: sou um cidadão penapolense!

Nenhum comentário: